




Dúvidas Frequentes

QUANTO TEMPO DEMORA PARA MINHA CIDADANIA ITALIANA FICAR PRONTA E QUANTO CUSTA ?
Para estas perguntas não existem respostas prontas. Cada caso é um caso em particular e precisa ser analisado individualmente nos seus pormenores para que o processo de Cidadania Italiana tenha êxito.
O custo dependerá diretamente do número de pessoas envolvidas no processo, de que Estado são as certidões, de que ano, da busca da certidão na Itália, das informações, você já possui e também da complexidade do caso.
Quanto ao tempo, este também é relativo. Depende de onde você pretende fazer o reconhecimento e principalmente de onde você mora. Nós trabalhamos com Cidadania Italiana diretamente na Itália porque para ser feita através dos Consulados no Brasil, espera-se em média 10 à 15 anos na fila e diretamente na Itália 3 à 4 meses depois de estar com todos os documentos preparados no Brasil.
Esta preparação da documentação leva de 2 a 3 meses para ficar pronta. Mesmo que o teu processo seja feito na Itália , dependemos ainda dos Consulados para Legalizar os documentos para que tenham validade na Itália. Cada um tem as suas regras e a sua demanda e seu tempo para legalizar as certidões e sua forma de agendamento.
As certidões devem ser analisadas uma a uma depois de encontradas e antes de serem traduzidas, a fim de evitar que pequenos erros possam comprometer o processo.
SOU BISNETA DE ITALIANOS, TENHO DIREITO À CIDADANIA ITALIANA ?
RESP: Para a cidadania italiana não existem limites de geração, só existem duas restrições:
Se o italiano imigrantes veio da região do antigo império Austro Húngaro que passou a pertencer à Itália.
Caso que tem mulher na linha de transmissão. Está só poderá continuar a transmissão para o seu filho se este nasceu após 01/01/1948.
O mais correto seria você reunir o máximo de informações possíveis sobre a família e reunir certidões, mesmo que antigas e a maior quantidade de informações e nos enviar para uma análise do seu caso especificamente, já que em cidadania italiana cada caso apresenta-se de modo muito particular, devendo ser analisado individualmente nos seus pormenores.
Processo de cidadania italiana reconhecido no Brasil por irmão, facilita outra na Itália ?
O fato do irmão já ter a cidadania italiana através do Brasil com certeza isto facilitará a minha e como e qual o custo para eu ter direto na Itália e qual o custo ?
Se você reconhecer a cidadania italiana através do Brasil, com certeza ajudará, pois apresentará apenas as certidões que ainda não foram apresentadas quando for chamado.
A grande desvantagem é a espera em média é 10 à 15 anos na fila. Se você for fazer a cidadania diretamente na Itália, o fato do teu irmão já ter reconhecido aqui pelo Brasil, não muda em nada, nem facilita o processo. O mesmo terá que ser montado completo com todas as certidões a serem apresentadas lá, de acordo com as normas vigentes. A Cidadania Italiana reconhecida através do Brasil e através da Itália são independentes uma da outra e os procedimentos e exigências também são diferentes.
Tenho erros nas certidões, retifico ou não ?
Antes de sair retificando as certidões, planeje a sua cidadania italiana e escolha o modo e onde irá reconhecê-la. A equipe Cidadania italiana Direitos analisa as suas certidões com cuidado, uma a uma, de acordo com as exigências do nosso comune. Isso é importante, pois ainda que na Itália exista uma circular que regula a cidadania e as leis específicas, mas cada comune tem feito a prática a seu bel prazer, exigindo coisas que não estão na lei. Normalmente os erros de grafia em sobrenomes não necessitam ser retificados, a exemplo dos Consulados Brasileiros, desde que não descaracterizem e despersonalizem a pessoa, não tem o menor problema.
Mas, ainda assim depende de onde e com quem você vai fazer. O nosso comune aceita pequenos erros. Só não aceita erros de datas em certidões da mesma pessoa. Por esse motivo pedimos sempre que nos enviem as certidões todas do processo para uma análise apurada o que garantirá uma maior segurança para todos.
Os Benefícios de uma não retificação são:
1. Maior agilidade.
2. Menor tempo.
3. Menor custo.
4. Mais claras as certidões.
Planeje a sua cidadania Italiana, pesquise profissionais que prepararam para isso antes de retificar trocas de letras e abrasileiramentos nas certidões de registro civil brasileiras.
MEUS PAIS NÃO SE CASARAM, TENHO DIREITO À CIDADANIA ITALIANA ?
A cidadania italiana para filhos naturais, que seriam os nascidos de união não matrimonial civil são chamados filhos “naturais” na Itália, antes chamados filhos “ ilegítimos”. Se esse for o seu caso, é possível requerer a cidadania italiana ainda assim.
Se os declarantes do nascimento não forem os pais ou não for a pessoa que está lhe transmitindo a cidadania será necessário anexar ao processo uma Escritura pública declaratória feita em um Tabelionato de Notas reconhecendo-o como seu filho legítimo.
Esta deve ser assinada pelos pais, se for menor e pelo filho também se este for maior. Após é necessário fazer sinal público em outro tabelionato ou junto ao Ministério das Relações exteriores, conforme as normas de legalização do consulado da sua jurisdição, traduzir e legalizar normalmente junto com as outras Certidões de Registro Civil Inerentes ao processo de cidadania.